Sobre

A MOSTRA MARICÁ CINEMA & MEMÓRIA revisita a memória cinematográfica da cidade exibindo filmes nacionais de grande sucesso de bilheteria que já foram vistos nas suas antigas salas de cinema.

Entre 23 e 26 de novembro, no Cinema Público Henfil, filmes, debates, sessões-escola, cine-orquestra e mini-documentários com moradores da cidade reavivam lembranças, emoções e episódios históricos ocorridos em torno dos antigos cinemas, que existiram desde a primeira década de 1900, passando pelos anos 1940, 1950 e 1960.

Além de reconectar a população com sua própria história fortalecendo a relação identitária com a cidade através da memória, a Mostra se dedica também à história do cinema brasileiro, às obras e artistas populares que fizeram parte do imaginário de muitas gerações e ressalta a importância da preservação e da restauração das obras nacionais.

Conheça o projeto

Realizada pela Reviravolta Produções em parceria com a Cinemateca do MAM, a Mostra Maricá Cinema e Memória é um projeto aprovado no edital de Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual/2016, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e RioFilme

A equipe da Mostra é composta por cineastas, pesquisadores e moradores de Maricá de diversas gerações. A principal motivação do projeto é reavivar a memória cinematográfica da cidade, onde já funcionou diversas salas de cinema sendo esta uma de suas principais atividades culturais durante por décadas  - uma história bastante conhecida pelos maricaenses mais antigos mas totalmente desconhecida pelos moradores atuais.

Parceria Institucional 

O projeto encontrou adesão da Prefeitura de Maricá, que tornou possível a realização da mostra no Cinema Henfil, um equipamento público que vem se tornando o principal espaço cultural da cidade. Contamos ainda com a parceira institucional da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Comunicação, Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Educação de Maricá.

 

Conheça a equipe e os colaboradores:

Clarissa Nanchery - Coordenadora geral e curadora
Realizadora, produtora audiovisual e professora, atua na área de cinema-educação em projetos como CINEAD/ UFRJ e Inventar com a Diferença - Cinema e Direitos Humanos/UFF/SDH, do qual foi coordenadora pedagógica.  Mestre Meios e Processos Audiovisuais (ECA/USP), graduada em Comunicação (UFF) e Letras (UERJ), atualmente é coordenadora da Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro e em paralelo dirige filmes, webséries e projetos de caráter independente com produções junto a etnias  indígenas de diversas regiões do Brasil. Sua atuação em mostras e festivais inclui a curadoria e produção na 8ª e 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul (2013 e 2014); juri no Festival Câmera Cotidiana (Goiás, 2015) e à produção nos seguintes festivais: Panorama do Cinema Francês no Brasil (2008 e 2009), Rendez Vous TV France International e Mostra Geração – Festival do Rio (2007).

Rodrigo Freitas Coordenador de pesquisa, realizador, webdesigner e redes sociais.
Realizador audiovisual, formado em Estudos de Mídia (UFF), Pós-Graduando em Pedagogia Social para o Século XXI (UFF), com pesquisa em cinema-educação, memória e documentário brasileiro. Iniciou como fotógrafo na Secretaria de Comunicação Social de Maricá em 2008 e migrou para o mercado audiovisual, exercendo as funções de produtor e editor na TV Brasil e na Fox International Channels. Como realizador, dirigiu em 2016 o documentário “Entornos”, que integrou a exposição “Águas e vidas escondidas” no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, o curta-metragem "Vestido Sujo de Sangue",  contemplado no Programa Estadual de Fomento ao Curta Universitário e “Lambari”, trabalho premiado na categoria documentário na Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina, exibido no Festival de Cinema de Bogotá, menção honrosa no festival Eco Cine em Campinas e menção honrosa no Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela em Seia, Portugal.

Luiz GarciaDesigner gráfico e curador
Doutor e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense. Membro do KUMã - Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Imagem e Som do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF. Um dos idealizadores do Projeto Inventar com a Diferença - Cinema e Direitos Humanos, no qual é um dos elaboradores do material pedagógico, além de responsável pela coordenação de design e produção gráfica. Um dos fundadores e programadores do grupo Risco Cinema que desenvolve atividades de exibição e curso em cinema experimental. Atua como designer gráfico desde 2000, principalmente no segmento cultural.

Maria Penha - Historiadora e consultora do projeto
Maria Penha de Andrade Silva é historiadora e pesquisadora de Secretaria de Educação de Maricá. Folclorista e trovadora, foi a segunda mulher a receber a medalha José de Anchieta pela Academia de Ciências e Letras de Maricá. Realizou importantes memoriais, dentre eles, de Domício da Gama, Elisiário Mata e Luiz Manoel Ferreira, além de projetos como "Do Paço Imperial à Câmara Municipal de Maricá". Atualmente está escrevendo o livro "Memórias de Maricá" com uma equipe de pesquisadores locais.

Dragão Negro - Pesquisa
C
oletivo atuante na cidade, promove atividades cincelubistas, de formação artística e audiovisual. Em 2013 e 2014 realizou junto à Prefeitura de Maricá o Cineclube Henfil, cujo nome deu origem ao atual Cinema Público Henfil. O coletivo também produz artes visuais e filmes, entre eles está o curta
A Toca do Saci, realizado durante o o Curso Livre de Cinema. Participantes: Luis Gustavo Souza, João Victor Gonçalez, Juliana Chaves, Stefany Bicalho, Pedro Szigethy.

Ana Sanz - Pesquisa
Ana Sanz é graduanda do quinto período do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Em 2015 estagiou na produção executiva do 5º Festin, o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. Em 2016 participou como assistente de direção do documentário ainda não finalizado “O Primeiro Saraceni”. Este ano dirigiu seu segundo curta ficcional "In Natura", exibido na mostra Uffilme.

Lecy Rosa - Produtora
Produtora Cultural, com formação em Publicidade pela ESPM
Escola Superior de Propaganda e Marketing. Na área de produção e marketing, atuou na produção de base do Programa de TV Domingão do Faustão, no I Rio Telecom International Conference e nas empresas Network Eventos e Omega Eventos.

Colaboradores

Alaíde Gonçalves Severo
Alberto Luís Machado Borges (Dr. Albertinho)
Andrea Cunha
Cezar Brum
Debora Abelha
Derly da Costa
Doca da Costa
Henrique Fernando Assunção Silva
Izabel Oliveira
Jorge Silva
Luiz Carlos Bittencourt (Carinha)
Maria Penha de Andrade Silva
Mariana Figueiredo
Milton Bittencourt
Odemir Capistrano
Osvaldo Marcos Vasconcelos Freitas
Pedro Pereira Mendonça
Perceu Silva
Renata Aymoré Gama
Sandra Recalde
Sueli Ribeiro da Silva Freitas
Victor Hugo Baptista Neves
Wagner Silva
Zola Xavier Silveira

Consultores

Maria Penha de Andrade Silva
Hernani Heffner
Rafael de Luna
Ana Lucia Enne