O Pagador de Promessas – Anselmo Duarte – 1962

O Pagador de Promessas

1962. 98 min. Pb.

Direção: Anselmo Duarte

Companhia Produtora: Cinedistri

Elenco: Leonardo Villar, Gloria Menezes, Dionisio Azevedo, Geraldo Del Rey, Norma Bengell, , Othon Bastos, Antonio Pitanga, Milton Gaúcho.

Sinopse: Zé do Burro é o dono de um pequeno pedaço de terra no interior da Bahia. Seu melhor amigo é um burro chamado Nicolau. Quando este adoece e não se consegue fazer nada para que o animal melhore, ele faz uma promessa a uma mãe de santo do candomblé: se seu burro se recuperar, promete dividir sua terra igualmente entre os mais pobres e carregará uma cruz desde sua terra até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador, onde a oferecerá ao padre local. Assim que seu burro se recupera, Zé dá início à sua jornada.O Pagador de Promessas é até hoje o único filme Sul Americano a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

O Instituto Anselmo Duarte (IAD) e a produtora Brasileira Filmes iniciaram a captação de recurso para a restauração do filme em 2009, através do projeto "Anselmo Duarte: Restaurando o Cinema Brasileiro".   No entanto, Ricardo Duarte, filho de Anselmo, não conseguiu autorização da Cinemateca Brasileira para retirar a cópia do filme de seus depósitos climatizados e iniciar a recuperação, porque nos registros constam que o filme é propriedade da Cinedistri (hoje Cinearte), comandada por Aníbal Massaini.

Comentários no Facebook